Uncategorized

O que é uma fintech? Saiba tudo o que você precisa saber!

por: Marcelo Augusto

O que é uma Fintech? Por que esse modelo de negócios tem revolucionado o mercado mundo a fora? Saiba tudo que você precisa saber sobre o que é uma Fintech!

Fintech é o nome que se dá a toda empresa que oferece serviços financeiros que são diferenciados pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia como um todo e com grande aporte da internet. Daí vem o termo “Fintech“, da junção das palavras em inglês “financial “(finanças) e “technology” (tecnologia). As Fintechs são o modelo de empresa que tem mudado a maneira de gerenciar suas finanças. Através da forma prática, inteligente, acessível e menos burocrática que essas empresas trabalham.

A verdade é que as Fintechs vieram para oferecer serviços com melhores taxas, menos burocracia e mais eficiência do que os Bancos. Isso pode mudar a cultura de como as pessoas lidam com suas finanças. É uma verdadeira revolução tecnológica e financeira. Muito disso se dá pelo fato de que elas oferecem uma variedade de serviços muito ampla, como por exemplo:

  • pagamento,
  • cartão de crédito,
  • empréstimos,
  • financiamento coletivo,
  • investimentos,
  • bitcoins,
  • banco online
  • transferências

Uma Fintech pode oferecer serviços tanto para usuários domésticos (pessoas físicas) quanto para empresas e outras instituições (pessoas jurídicas). São empresas que vem se consolidando a cada dia mais no mercado com uma crescente no número de clientes e investimentos na área.

Cenário atual

fintech app dindin

Mapa com um levantamento feito em 2017 com as principais Fintechs Brasileiras e seus tipos de serviços.

Existe uma tendência no Brasil que é a insatisfação com o Banco que você é cliente. Geralmente, além de altas, as taxas desses bancos são confusas, a comunicação não é das melhores. No final de tudo o consumidor acaba se sentindo lesado pelo seu Banco. E olha que o mercado dos bancos é um dos que mais lucram no Brasil. Mas a tendencia é que com o surgimento das Fintechs, trazendo todas essas vantagens que elas oferecem, o cenário mude.

Já é algo natural da sociedade, com o desenvolvimento da tecnologia, mais e mais pessoas adeptas ao mundo digital. Seja para socialização, para entretenimento, para o trabalho ou outras situações. Uma Fintech tem hoje essa vantagem por estar inserida nesse meio, coisa que muitos bancos também fazem, porém não com a mesma eficiência. Quando se trata de tecnologia e interação com o cliente as Fintechs nadam de braçada.

Todo esse contexto faz com que mais pessoas passem a aderir ao modelo de Fintech. Mas será que as fintechs são moda passageira ou vieram para ficar? Tudo indica que elas vieram pra ficar. O que assegura isso não é apenas o sucesso e as inúmeras vantagens que elas trazem, mas a fidelização através da experiência com o cliente. É muito difícil que as Fintechs sofram do “efeito rojão” e sumam no mercado depois de alguns anos. O que pode explicar isso é a preocupação dos grandes bancos que já buscam estratégias para se adaptar a essa concorrência eminente.

Como as Fintechs funcionam?

Isso varia muito de Fintech para Fintech, pois cada uma tem um modelo próprio de negócio dentro das diversas categorias citadas. Mas, o fator comum de cada uma é direcionar seus esforços no desenvolvimento de soluções que venham suprir as “deficiências” e limitações de serviços financeiros tradicionais.

Basicamente as Fintechs exploram a tecnologia para oferecer serviços e produtos não praticados ou pouco praticados pelos bancos comuns. Muitos bancos até oferecem serviços aliados a tecnologia, mas de modo conservador e pouco prático.

E de onde vem esse diferencial?

A maioria das fintechs são formadas por startups. Elas são um tipo de empresa, geralmente com pouco tempo de existência, que cria e explora ideias criativas para oferecer serviços e produtos inovadores. Ou seja, uma startup identifica uma necessidade e oferece um produto ou serviço que seja melhor do que aquilo que já é oferecido no mercado, usando da tecnologia para isso. E é assim que as Fintechs agem no sistema financeiro, identificando as necessidades do mercado e oferecendo serviços melhores do que o que já são oferecidos convencionalmente pelos bancos.

Outro diferencial é o foco no serviço prestado. A maioria dos bancos engloba vários serviços de uma vez como empréstimos, cartão de crédito, transferências e etc. Já uma Fintech se destaca por focar em apenas um ou poucos serviços financeiros. Isso faz com que o seu foco seja direcionado para aquela função aumentando a qualidade do serviço prestado.

As fintechs são confiáveis?

Fintech App DinDin

Na década de 1970, a Kodak chegou a ser dona de 80% da venda das câmeras e de 90% de filmes fotográfico, e hoje quebrou e mesmo voltando ao mercado não é mais referência. Em 2005 o Yahoo! era o maior portal de internet do mundo e chegou a valer US$ 125 bilhões. Pouco mais de 10 anos depois, a companhia acaba de ser vendida por um preço modestíssimo para a Verizon, apenas por US$ 4,8 bilhões. O que queremos mostrar com esses dois exemplos é que todo negócio, independente do segmento, está sujeito a riscos, portanto, é necessário estar atento ao contratar os serviços de uma fintech — ou de qualquer outra empresa.

No que se refere a segurança as Fintechs são na sua grande maioria bastante confiáveis. Mas se existem bancos que não são tão seguros também existe uma Fintech ou outra que possa não ser tão confiável. Por isso se for contratar os serviços de uma Fintech certifique-se de que a empresa cumpre as normas de mercado, se ela tem algum tipo de queixa ou avaliação ruim junto aos órgãos do consumidor e assim por diante.

Também é fundamental saber sobre a política de proteção à privacidade, se a empresa investe em segurança da informação, quais são suas medidas de combate a fraudes, se ela se comunica de maneiras eficientes com clientes, e por aí vai.

LINK: Fintechs brasileiras são reconhecidas internacionalmente!

LINK: Os melhores celulares para baixar os aplicativos das Fintechs!

E aí, gostou do conteúdo?

O App DinDin é também uma Fintech! Com ele você pode pagar e cobrar seus amigos de maneira rápida e divertida! Tá esperandoo que para baixar e chamar seus amigos? O mundo é digital, vem pro DinDin!!!

 


Dindin

Todo mundo precisa