Estilo de vida

Novembro azul, saiba mais sobre esse movimento

por: Marcelo Augusto

Novembro Azul é o nome que se dá a um movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata. Saiba mais a respeito!Novembro azul

Você já dever ter escutado alguém falar em Novembro Azul. Ou então viu alguma propaganda a respeito da campanha que teve início no ano de 2003 na austrália. Tudo surgiu através de uma ideia que alguns amigos tiveram de deixar o bigode crescer. O objetivo era de chamar a atenção para a saúde masculina. No começo cerca de 30 homens aderiram a ideia criando o Movember Foundation.

O Movember Foudation é uma organização sem fins lucrativos. Ela foi fundada para arrecadar fundos para pesquisas que auxiliem no tratamento e prevenção do câncer de próstata. Também dentre outras doenças que acometem os homens com mais frequência.

Seu nome vem da junção das palavras em inglês moustache (bigode) com a palavra november (novembro). Esse mês foi escolhido por conta do dia  17 de novembro. O dia 17 de novembro  é a data em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

A medida que os anos foram se passando a campana foi conquistando mais gente até se tornar mundial. Hoje são aproximadamente mais de 20 países que aderiram a campanha tornando ela uma campanha mundial de destaque.

A campanha consiste em, durante o mês de novembro, os homens deixarem o bigode crescer e as mulheres se vestirem de azul (daí o nome Novembro Azul no Brasil).

Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.

Veja também:

Você é pai e não dá mesada para seus filhos? Esse link pode lhe ser útil!

A campanha no Brasil.

Novembro azul

Elevador Lacerda, em Salvador-BA, iluminado de azul em favor da campanha

Como já havia sido dito, no Brasil a campanha Novembro Azul tem esse nome justamente pela ideia de se adotar a cor para representar a campanha. Ela foi trazida pra cá por volta do ano de 2008 e hoje diversas empresas, instituições, artistas e etc., aderem a campanha. É normal ver nessa época pessoas deixando o bigode crescer ou vestindo azul. Também é comum ver empresas mudarem as cores da logo, iluminação de lojas e estabelecimentos com a luz azul, artistas aderindo a campanha, dentre outras coisas, assim como ocorre com o Outubro Rosa.

 

 

O Câncer de Próstata:

A Próstata é uma glândula que tem a função de produzir o líquido seminal que forma o esperma. Ela se localiza próxima ao reto do homem. Por isso a melhor forma de avaliar sua saúde é através do exame de toque retal. O Câncer de Próstata é uma doença grave que acomete a maioria dos homens por volta dos 50 anos em diante.

De acordo com o Blog Tua Saúde, é preciso estar atento aos seguintes sinais, que podem indicar um tumor na próstata:

  1. Dificuldade para urinar;
  2. Diminuição da quantidade de urina;
  3. Dificuldade em interromper a passagem da urina;
  4. Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
  5. Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
  6. Urinar em gotas;
  7. Dor na região dos testículos;
  8. Impotência ou dificuldade para manter a ereção;
  9. Dor ao ejacular;
  10. Presença de sangue no sêmen.

Além disso, se o câncer tiver se espalhado para outras regiões do corpo, também é comum a presença de sintomas como dor nas costas, nas coxas, nos ombros ou em outros ossos, por exemplo.

O exame.

Para realizar o exame de toque retal é preciso procurar um Urologista. Ele irá te explicar o procedimento a ser realizado. Ainda existe muito preconceito em realizar o exame, porém esse preconceito deve ser deixado de lado em prol da saúde do homem. O exame é totalmente indolor, é necessário que o paciente esteja relaxado para que haja menos desconforto possível.

Não é necessário se colocar em alguma posição constrangedora e o exame pode ser feito até mesmo em pé. Durante o exame o médico urologista irá examinar sua próstata através do toque. O objetivo é tentar verificar alguma anomalia como tamanho exagerado ou a presença de nódulos.

Como fazer parte da campanha.

Novembro azulLembrando que não precisa ser homem e nem ter idade avançada para participar da campanha. Quanto mais pessoas participarem e se mobilizarem pela campanha melhor. A intenção é o maior número de pessoas se unirem pela causa.

Se você deseja participar no Novembro Azul, pensando em ajudar na conscientização e na propagação do movimento, aqui vão algumas dicas:

 

Durante o mês de novembro:

  • Deixe o bigode crescer ! Se alguém perguntar, você já sabe o que dizer;
  • Utilize roupas e acessórios azuis durante todo o mês para chamar a atenção para a causa;
  • Participe de eventos em apoio à causa;
  • Se você é dono de um negócio, faça uma promoção na qual uma parcela do valor arrecadado será doado para uma instituição de pesquisa e tratamento.

Após o mês de Novembro em diante:

  • Pesquise sobre o câncer de próstata e se informe melhor sobre a doença;
  • Ajude a desmistificar o exame de toque retal;
  • Incentive os amigos ou parentes mais velhos que nunca tomaram as medidas preventivas;
  • Não alimente o preconceito com o exame através de piadas.

Novembro azul

Tá esperando o que para fazer parte dessa campanha? E você que já chegou aos 50 não deixe de fazer o exame! Ah, não esqueça de pedir seu médico para pagar ele pelo DinDin, aposto que ele vai gostar da ideia.


Dindin

Todo mundo precisa