Alimentação

Melhores cortes para churrasco

por: Marcelo Augusto

Você é daqueles que gostam de um churrasco? Que comemora até aniversário do cachorro assando carne? Então não deixe de conferir os melhores cortes para churrasco!

Cortes para churrasco: O DinDin é o aplicativo que te ajuda com as despesas do churrasco, já sabia? Afinal de contas, churrasco é para se divertir, e não para ter dor de cabeça!

Porque se tem uma coisa que o brasileiro é especialista é em fazer um bom churrasco.  Tradição gaúcha, o churrasco é quase que um ritual tipicamente brasileiro, não só no Sul, região de maior destaque. Por ser um dos países com maior rebanho bovino no mundo (fica atrás apenas da Índia no ranking mundial) o Brasil é um verdadeiro lugar de bons churrascos.

E para o brasileiro churrasco não é apenas uma refeição, é quase que um ritual! Churrasco aqui é um evento em si, um momento de descontração, confraternização e socialização, tudo em torno dessa refeição maravilhosa. E justamente por representar tantas coisas de uma vez um churrasco precisa ser bem feito para se tornar uma experiência inesquecível. E tudo isso passa pela organização, pelo conteúdo do churrasco e principalmente pela escolha das carnes!

Existem aplicativos como o Meat Me que funciona como um delivery de Carnes, uma espécie de açougue virtual que faz entregas rápidas. Além do App Churrascômetro que te dá varias dicas e instruções para organizar um churrasco.

O DinDin traz para você os melhores cortes para churrasco com dicas de preparação para você fazer um churrasco inesquecível. Reúna seus amigos, coloque fogo no carvão e faça a festa acontecer. Pois como diria aquela música antiga “Churrasco e bom chimarrão[…] É disso que o velho gosta é isso que o velho quer”.

Entendendo o ponto da carne:

Antes de citar os melhores cortes para churrasco, vamos falar sobre o ponto certo da carne. Mundialmente só existem 4 pontos de carne: Bleu(Selada), Malpassada, Ao Ponto e Bem Passada. Porém no Brasil consideramos alguns pontos a mais, o que vai depender do tipo da carne e do critério de quem assa e de quem come. O ponto da carde é muito importante pois interfere diretamente no sabor da mesma. Para se ter mais ou menos uma ideia, os principais pontos são:

LINK: As melhores dicas para churrasco que você precisa saber!

Entendido os pontos agora vamos para os melhores cortes para churrasco:

Picanha

Para começar a nossa lista aquela carne que não poderia faltar! Preferida entre os brasileiros, a picanha é macia e saborosa. É uma carne nobre e que se destaca por, além do sabor e da textura, ter uma gordurinha maravilhosa que derrete na boca! Saborosa, fina, e cheia de requinte a Picanha é a peça que não pode faltar no seu churrasco. É uma peça de fácil manuseio e preparo, geralmente já vem pronta para corte.

O ideal é assar a picanha no espeto e temperá-la com uma grossa camada de sal grosso para selar a carne e não deixar perder muito líquido enquanto assa. Para muitos o melhor ponto da picanha é malpassado e ao ponto para malpassado. Dizem que a picanha berrando (termo usado para carnes malpassadas) é a mais saborosa! Será?

cortes para churrasco app dindin

Picanha

Costela

A costela é um caso à parte, pois, exige tempo e cuidado durante o preparo. Existem pessoas que gostam de assar a costela “no bafo” para preservar seu sabor e suculência. A técnica consiste em “empacotar” a costela temperada em um papel celofane ou alumínio e colocar para assar. O embrulho preserva o suco e a gordura da carne deixando ela mais macia, saborosa e suculenta.

A costela tem uma grossa camada de gordura em volta de si que a deixam mais saborosa. Mesmo sendo um pouco mais trabalhosa é uma ótima opção para seu churrasco.

cortes para churrasco app dindin

Costela Assada

Alcatra

A Alcatra é uma carne mais magra, mas nem por isso deixa de ser saborosa. Por ter pouca gordura, este é um corte ideal para ser assado por inteiro. Mas também se preferir a Alcatra pode ser assada fatiada no espeto ou na grelha. É preciso ter cuidado com o ponto da alcatra, pois, por não ter tanta gordura ela resseca com facilidade.

A dica é cortar tiras de Alcatra mais grossas e sempre ficar de olho na carne e na temperatura da churrasqueira. Assim você tem mais segurança e dificilmente vai perder o p

onto da carne.

cortes para churrasco app dindin

Alcatra

Contrafilé

Filé é algo tão gostoso que não é à toa que virou até um elogio caricato. O contrafilé é uma carne que é macia e tem sabor acentuado, mas que também requer cuidados em seu preparo. O ideal é assar o contrafilé em altas temperaturas para que ele não resseque. É bom estar atento a isso pois é um corte que é bem servido malpassado ou ao ponto para malpassado.

cortes para churrasco app dindin

Contra-filé

Fraldinha

A fraldinha é uma carne especial. Assim como a Alcatra é uma carne bastante magra, mas que não deixa de ser saborosa. Por conta disso é ideal para quem está de dieta ou não quer pegar pesadona alimentação.

Com baixa concentração de gordura, é uma carne de corte pequeno e fibras longas. O ideal é assá-la em grelhas com cortes grossos para não ressecar.

cortes para churrasco app dindin

Fraldinha

Cupim

Se você não está muito preocupado com sua dieta e quer uma carne saborosa o Cupim é uma ótima escolha. A carne que leva esse nome por ser a carne que constitui a corcova dos bois que parece um ninho de cupins. O cupim é uma carne muito “gorda”, portanto é bastante saborosa.

Uma dica valiosa para assar um Cupim é cozinhá-lo antes de levar para churrasqueira. Assim ele ficará ainda mais macio e amanteigado, deixando-o mais saboroso. Seu Cupim vai ficar tão macio que vai derreter na boca.

cortes para churrasco app dindin

Cupim

 

Depois dessas dicas maravilhosas você não vai perder tempo e vai chamar os amigos para fazer um churrascão, não é mesmo? Lembre-se, na hora de dividir as despesas do churrasco cobre seus amigos pelo DinDin, o aplicativo ideal para o seu churrasco.

Fonte: KitchenAid, Blog da Carne, Mexido de Ideias.

 


Dindin

Todo mundo precisa