Business

6 Melhores livros para empreendedores que você precisa ler

por: Marcelo Augusto

Quais são os melhores livros para empreendedores para aprender a empreender, e alavancar sua carreira rumo ao sucesso? Descubra 5 livros para empreendedores que podem mudar sua vida.

6 Livros para empreendedores – Todo empreendedor de sucesso tem por trás de sua trajetória vitoriosa muita luta e muito suor. Para vencer na vida não existe receita mágica, é preciso de trabalhar duro e muita força de vontade. Mas qual o segredo do sucesso? Existem atalhos para se chegar lá? Bom, o que se sabe é que as nossas escolhas definem muito o nosso futuro, e que os erros também fazem parte.

Existem características comuns entre os empreendedores de sucesso que vão além da conta bancária recheada. O gosto pela leitura e o costume de estar sempre estudando e agregando conhecimento é uma delas. Como diria Paulo Freire, “Não existe saber mais e nem saber menos, existem saberes diferentes”, porém existem saberes que agregam. Conselhos e experiências relatadas de pessoas de sucesso podem mudar sua carreira e se encontram em muitos livros para empreendedores que existem no mercado.

Acredite, a simples leitura de alguns conteúdos pode transformar sua percepção sobre como empreender. Isso pode transformar seus resultados não só como o empreendedor de uma empresa mas um empreendedor da própria vida.

Muitos alcançaram sucesso seguindo essas orientações, pois, acima de tudo tiveram a humildade de aprender mais. Bill Gates é um exemplo disto. Por muitos anos considerado a pessoa mais rica do mundo e ainda assim com todo seu sucesso está sempre disposto a aprender mais. Dentre os livros para empreendedores que vamos recomendar está um que é um dos preferidos dele. Confira com a gente a lista com os 6 Melhores livros para empreendedores:

LINK: Você sabe o que é uma FINTECH? Descubra aqui!

LINK: Novembro Azul – O mês está acabando, mas a campanha não!

O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas.  (The hard thing about hard things: building a business when there are no easy answers)

Livros para empreendedores

Sem dúvidas um excelente livro para aqueles que se sentem meio perdidos com as dificuldades dos tempos difíceis. O livro conta a história de como Ben Horowitz (um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício) fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia. Mostra como ele fez isso oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis. Em “The hard thing about hard things“, você entende que momentos difíceis também fazem parte do processo de crescimento, abordando a situação de um modo que as faculdades de administração não tratam.

Startup: manual do empreendedor

Livros para empreendedores

Se você tem uma Startup ou pensa em fundar uma não deixe de ler esse livro! Escrito por Steve Blank e Bob Dorf, “Startup: manual do empreendedor” é um guia para quem quer empreender no mundo das startups. No livro, os autores descrevem a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e falam que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa. O livro foca na fidelização do cliente como uma ferramenta de sucesso para o crescimento da sua empresa.

Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não (“Mindset: The New Psychology of Success”)

Livros para empreendedores

 Neste Livro Carol Dweck mostra que inteligência mental e talentos não são algo pré-determinado. A ênfase é de que não existe uma “mentalidade fixa”, mas sim uma “mentalidade de crescimento”. A “mentalidade de crescimento” é acreditar que habilidades podem ser trabalhadas e desenvolvidas como se fosse músculos do nosso corpo. Não é possível saber por antecipação no que você irá se destacar.

Bill Gates conta em uma resenha que “A melhor virtude deste livro é que você não tem como deixar de se perguntar ‘para quais áreas eu sempre olhei com uma mentalidade fixa?’ e ‘de que formas eu estou mandando a mensagem errada para meus filhos sobre mentalidade e esforço?’”, e foi essa uma das razões para o criador da Microsoft ter amado este livro, o foco em solução que a obra possui. . “Graças ao coaching habilidoso de Dweck, é quase certo que você irá responder essas perguntas difíceis com uma mentalidade de crescimento”, afirma Gates.

Pense simples

Livros para empreendedores

Em “Pense simples”, escrito por Gustavo Caetano, você vai ver dicas valiosas para começar a empreender. Vai descobrir a importância de se manter simples, leve e ágil para alcançar bons resultados com sua empresa. Com o livro você vai descobrir o que compõe o DNA de um empreendedor de sucesso. Vai entender também que inovar pode ser muito mais fácil do que parece quando você tem a mentalidade certa! O autor do livro é fundados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e um empreendedor de sucesso. Vai perder a chance de aprender com ele?

 

De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco

Livros para empreendedores

Sem dúvidas, dentre os melhores livros para empreendedores, esse é um livro que merece um destaque especial por conta de sua autora. Linda Rottenberg, é literalmente a pessoa que inventou os termos “empreendedor” e “empreendedorismo” na língua portuguesa. Linda é uma pessoa com pensamento arrojado e empreendedor.  E é com essa visão de futuro que ela mostra nesse livro o quanto é importante o pensamento empreendedor ser parte do nosso dia a dia. Não só pensando em abrir o próprio negócio, mas empreender no sentido mais amplo, mesmo dentro de uma organização. Pois é, ela foi chamada de louca quando pensou em ajudar os empreendedores dos mercados emergentes. Porém para ela ser chamada de louca é um elogio.

Nada Easy

livros-para-empreendedores-app-dindin-nada-easy

Neste livro, Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu, apresenta o passo a passo das etapas para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso produzindo algo pelo qual as pessoas não pagariam. Tallis mostra que assim como ele conseguiu se tornar um empreendedor bem-sucedido apesar de vir de uma origem muito pobre, uma cidade pequena e de não ter concluído a faculdade, você também pode criar um negócio de sucesso se tiver a coragem e a disciplina necessária para tanto. Aqui você vai aprender:

  • Como ter uma ideia viável;
  • Como transformar sua ideia em produto;
  • Como construir seu time;
  • Como se proteger juridicamente;
  • Como levantar capital na realidade brasileira;
  • Como escalar seu negócio;
  • Qual é a hora de vender a empresa.

 

O App DinDin te dá o caminho do sucesso, e empreendedor bem sucedido sabe usar bem seu dinheiro. Use o DinDin para cobrar e pagar seus amigos, baixe já o App aqui!

 

 

Fontes: Blog da Samba, Amazon, Exame.


Dindin

Todo mundo precisa